Bio.
CATHERINE RUSSELL QUARTET
03 Outubro, 23h30
Catherine Russell (voz)
Roy Dunlap (p)
Tal Ronen (cb)
Domo Branch (b)
A cantora vencedora do Grammy, Catherine Russell, nasceu em Nova York, numa família musicalmente rica. O pai, Luis Russell, foi um grande pianista/compositor, e director musical de Louis Armstrong. cA mãe, Carline Ray, foi uma pioneira cantora/guitarrista/baixista que se apresentou com as International Sweethearts of Rhythm, Mary Lou Williams e Sy Oliver.
Formada pela Academia Americana de Artes Dramáticas, Russell tocou e gravou com David Bowie, Cyndi Lauper, Paul Simon, Steely Dan, Jackson Browne, Michael Feinstein, The Holmes Brothers e Wynton Marsalis, entre outros, em mais de 200 álbuns. Depois do seu álbum de estreia ‘Cat’, em 2006, seguiram-se seis álbuns muito apreciados, incluindo ‘Strictly Romancin’, premiado com o Prix du Jazz Vocal 2012 pela Academia de Jazz de França e ‘Bring It Back’ em 2014. Catherine Russell participou no álbum com a banda sonora da série Boardwalk Empire, vencedor do Grammy.
O seu sexto álbum, ‘Harlem On My Mind’, de 2016, foi nomeado para o Grammy de Melhor Álbum Vocal de Jazz. Catherine apareceu na PBS-TV e em Fresh Air with Terry Gross na NPR. Will Friedwald escreveu que Catherine Russell é “uma das cantoras mais destacadas do nosso tempo”. O sétimo álbum, ‘Alone Together’, de 2019, ocupou o primeiro lugar no JazzWeek 2019 Year End Chart, e foi nomeado para o Grammy. Nesse ano, Catherine apareceu no filme Bolden e cantou na banda sonora composta por Wynton Marsalis e também em três temas do Big Band Holidays II, acompanhada pela Jazz at Lincoln Center Orchestra. Em 2022, Catherine Russell lançou ‘Send For Me’, recebendo óptimas críticas.
Catherine Russell já se apresentou por todo o mundo e nos principais festivais de jazz, incluindo Monterey, Newport, North Sea, JazzAscona, Montreal, Bern, Rochester International, Panamá, Tanglewood, e em locais como The Kennedy Center, Scullers em Boston, The Dakota em Minneapolis, Jazz no Lincoln Center e Carnegie Hall em Nova Iorque, SFJazz em São Francisco e em Los Angeles.
O seu repertório apresenta interpretações vitais, cheias de alma e humor. Com uma seleção de músicas fora do comum, um balanço acústico brilhante e uma abordagem vocal impressionante, Catherine Russell juntou-se à fileira dos maiores intérpretes da Canção Popular Americana.
Fonte: https://www.catherinerussell.net