Bio.
BEN ROSENBLUM . NEBULA PROJECT
04 Outubro, 23h30
Ben Rosenblum (p, acordeão)
Wayne Tucker (tr)
Rafael Rosa (g)
Jasper Dutz (s)
Xavier Del Castillo (s, flauta)
Marty Jaffe (cb)
Ben Zweig (b)
O pianista, acordeonista e compositor Ben Rosenblum percorreu um caminho musical verdadeiramente único, que o viu actuar ao lado de músicos de classe mundial em mais de vinte géneros musicais e quinze países, liderando bandas em locais de prestígio em todo o mundo, mantendo ao mesmo tempo uma assinatura e uma voz musical melódica. Rosenblum tocou com Rickie Lee Jones, e com a cantora Kiran Ahluwalia. Tocou choro brasileiro com Ephrat Asherie Dance e forró brasileiro com Nêgah Santos e com a banda Forró in the Dark. As suas raízes no jazz levaram-no a um grande relacionamento com o contrabaixista Curtis Lundy, apresentando-se em festivais ao lado de Bobby Watson, Sean Jones e Warren Wolf. Apresentou-se com a Orquestra Sinfónica de Baltimore no acordeão e como solista convidado ao piano no Auditório Stern-Perelman do Carnegie Hall com a Banda Harmônica de Nova York do Maestro Reona Ito. Rosenblum tem mantido sempre a mesma prioridade – contar uma história convincente com a sua música, alcançando os corações do seu público a nível emocional, intelectual e espiritual.
Rosenblum traz essa riqueza e diversidade de experiências para seus projetos a solo ou como líder do seu trio e, mais recentemente, com o seu Nebula Project, um septeto que apresenta um elenco diversificado dos músicos de jazz mais requisitados da cidade de Nova York. Com o Nebula Project, o pianista/acordeonista mergulha profundamente nas suas raízes cosmopolitas em Nova Iorque para criar uma música verdadeiramente global. Em várias turnés Rosenblum levou as suas bandas a apresentarem-se em alguns dos locais musicais mais respeitados do mundo, incluindo Ravinia, Kuumbwa Jazz Center, Biblioteca do Congresso, Bird’s Eye (Basel) e Yokohama. Em qualquer espectáculo, Rosenblum pode recorrer a influências tão diversas como o forró brasileiro, reels and jigs irlandeses, canções folclóricas búlgaras, merengue dominicano e ritmos tradicionais do Médio Oriente, e combinando-os com um extenso enraizamento no jazz americano e na música tradicional. Rosenblum baseia-se em experiências pessoais de trabalho com músicos mestres destas e de outras áreas do mundo, a fim de escrever composições exploratórias, emocionais e baseadas em narrativas que ganharam prémios da ASCAP, Downbeat e outros.
O grupo Nebula Project lançou o seu primeiro álbum “Kites and Strings” em 2020, tendo sido eleito nesse ano pelos leitores da revista Jazz Times o segundo Melhor Novo Artista do ano e o álbum recebeu críticas positivas de mais de vinte publicações. Em 2023 publicou “A Thousand Pebbles” com grande destaque na revista Downbeat.
Fonte: https://www.benrosenblummusic.com/about.html