Bio.
ANGRAJAZZ LEGACY QUINTET com/feat. Francesco Cafiso
05 Outubro, 23h30
Charles Goold (dr)
Anthony Hervey (tr)
Francesco Cafiso (s)
Tyler Bullock (p)
Thomas Milovac (cb)
Alicerçado na tradição do post-bop, este quinteto apresenta alguns dos artistas mais talentosos da cena jazzística Nova Iorquina de hoje. Seguindo os passos de Art Blakey e Betty Carter, esta banda tem curadoria do baterista Ulysses Owens Jr., que criteriosamente escolheu estes músicos, a maioria dos quais seus alunos na Juilliard School.
O quinteto que aqui se apresenta celebra a importância da orientação (mentoria) no jazz e nas artes em geral. O baterista Ulysses Owens Jr. faz parte do corpo docente da Juilliard School sendo o responsável pela Secção de Pequenos Grupos há mais de sete anos. Deu forma a este quinteto que nos apresenta a próxima geração de talentos emergentes do jazz. Nesta digressão o também baterista Charles Goold assegurará a liderança do grupo, a que deu o nome de Angrajazz Legacy Quintet, e Francesco Cafiso, saxofonista italiano de renome internacional, junta-se à banda.
Charles Goold é um dos bateristas de jazz da sua geração mais solicitados em Nova York. Sendo filho do saxofonista tenor de jazz Ned Goold e de mãe haitiana, Goold usa estas influências culturais para construir um jazz que mistura o hard bop com ritmos tradicionais haitianos e afro-caribenhos.
Formado na Juilliard School, foi-lhe atribuído o Juilliard Career Advancement Fellowship Grant em Maio de 2017. Após a sua formatura tem-se apresentado com grandes nomes do jazz actual, como Wynton Marsalis e The Jazz at Lincoln Center Orchestra, Javon Jackson, Johnny O’Neal e Steve Nelson.
O seu álbum de estreia “Rhythm Contrast”, lançado em Fevereiro de 2022 pelo selo La Reserve, destaca uma ampla variedade das suas influências musiciais e foi aclamado pela crítica de especialidade, sendo revisado no The New York Times e apresentado em playlists e estações de rádio como a TSF Jazz, Spotify (All New Jazz, Jazz X-Press, Jazz Today) Amazon Music (foto frontal de Fresh Jazz), Tidal (Lá fora) e Apple Music (Jazz Currents).
O segundo álbum, “Triptych Lespri”, lançado no passado mês de Junho, explora ainda mais as profundezas dos ritmos e composições haitianas, apresentando o seu quarteto bem como colaborações com um conjunto composto por músicos de jazz residentes em Nova York, mas com raízes haitianas.
Francesco Cafiso (nascido na Sicília em 24 de maio de 1989) tinha apenas nove anos quando deu os primeiros passos no palco, trabalhando com músicos de renome internacional. Desde então, Francesco tocou com uma variedade impressionante de grandes nomes do jazz, incluindo Wynton Marsalis, Hank Jones, Dave Brubeck, Cedar Walton, Mulgrew Miller, Jimmy Cobb, Ben Riley, Ray Drummond, Lewis Nash, James Williams, Joe Lovano, Christian McBride, George Mraz, Kenny Wheeler, Gonzalo Rubalcaba, Enrico Rava e Stefano Bollani, para citar apenas alguns.