Bio.
RICARDO TOSCANO QUARTETO + ENSEMBLE AH direcção/direction Pedro Moreira

05 Outubro, 21h30

Pedro Moreira . direcção
Ricardo Toscano . sax alto
João Pedro Coelho . piano
Romeu Tristão . contrabaixo
João Pereira . bateria
Elena Kharambura . violino
Ana Catarina Pinto . violino
Vitor Falcão . violino
Gabriel Pereira . violino
Laura Meneses . violino
Ostap Kharambura . viola
José João Dinis Silva . viola
Orest Grytsyuk . violoncelo
Svitlana Pustovhar . violoncelo
Tiago Gaspar Marques . oboé
Edgar Marques . trompa

Charlie Parker with Strings é o nome de dois álbuns do saxofonista Charlie Parker, lançados em 1949 e 1950 pela Mercury Records. As sessões juntam Parker a uma orquestra de cordas e uma secção rítmica de jazz, em vez do tradicional quinteto bebop. Estes álbuns tiveram na época um enorme sucesso.

Charlie Parker, também conhecido como Bird, cumpriu dessa forma um sonho antigo, que consistia em juntar os universos sonoros do jazz e da música clássica que ele tanto admirava, em particular a obra de compositores como Igor Stravinsky e Edgar Varèse. O repertório, baseado em standards do cancioneiro americano, ganhou assim uma sonoridade diferente, inspirando Parker a ponto de nos deixar algumas das suas melhores prestações.

A oportunidade de recriar este programa no Festival Angrajazz é muito entusiasmante, com a participação do jovem saxofonista Ricardo Toscano e do seu quarteto de young lions, acompanhados por uma belíssima orquestra de câmara – Ensemble AH – formada por alguns dos melhores elementos do Conservatório Regional de Angra, abrindo dessa forma uma porta de colaboração entre o Angrajazz e essa instituição que esperamos que se possa desenvolver no futuro.

Ricardo Toscano Quarteto . Formado em 2013, este Quarteto é um dos mais entusiasmantes grupos nacionais. O seu líder, o saxofonista alto Ricardo Toscano, tem como companheiros o João Pedro Coelho no piano, o Romeu Tristão no contrabaixo e o João Pereira na bateria. Apresenta-se pela primeira vez num festival internacional de jazz em 2014, no 16º Angrajazz.

Em 2018 editou o disco homónimo “Ricardo Toscano Quartet” (Clean Feed Records), considerado o mais importante do ano em Portugal, levando depois o grupo às principais salas e festivais do País. Em 2022, Toscano lançou o seu segundo disco “Chasing Contradictions” (Clean Feed), igualmente votado como um dos álbuns do ano pela crítica, e reconhecido pelos Prémios Play como o melhor álbum do ano.

O jazz praticado é espiritual e carregado da tradição bop, com claras influências de Charlie Parker, mas é tal a frescura, energia e personalidade que não poderá ser confundido com a matriz original. Já não é só de bom jazz que se trata, mas de brilhantismo.

Pedro Moreira . Saxofonista, compositor e maestro, nasceu em 1969 em Lisboa. Fez os seus estudos musicais em Nova Iorque. Actuou com o seu grupo nos principais festivais nacionais assim como em vários países na Europa, África e EUA. É docente na Escola Superior de Música de Lisboa.

Maestro da Orquestra de Jazz do Hot Clube e da Orquestra Angrajazz, já trabalhou com a European Youth Jazz Orchestra, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestrutópica, Orquestra do Algarve e Orquestra de Câmara Portuguesa.

Compõe para vários grupos de jazz e de música erudita, assim como para teatro. Como arranjador e/ou produtor musical trabalhou com artistas como Camané, Pedro Abrunhosa, Cristina Branco, Milton Nascimento, António Zambujo entre outros.

Elena Kharambura . Violinista nascida em Lviv, na Ucrânia, apresenta-se regularmente em variadas formações de música de câmara, em projectos orquestrais, e em temporadas de música da DRAC e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Realizou digressões ao Canadá, Espanha, Portugal continental, Madeira e a todas as ilhas dos Açores. É concertista da Sinfonietta de Angra do Heroísmo. Desde 1995 é professora de violino no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (EBSTB). Os seus alunos têm sido laureados de concursos como o Prémio Jovens Músicos da RDP, seleccionados para estágios orquestrais da Oj.com, e têm prosseguido estudos no estrangeiro.

//